Reproduzir vídeo

Fabiano Marques, ciclismo e inspiração!

Fabiano Marques, tem 46 anos, é empresário e pratica ciclismo, um excelente exercício aeróbico associado ao prazer do esporte outdoor e à socialização com os praticantes de ciclismo, segundo ele.

 

“Tenho uma memória afetiva com a bicicleta, lembro que aos 10 anos, ia para escola de bicicleta, na época, a moda era o modelo BMX , tinha uma modelo speed (Caloi 10). Não era comum, todos já me reconheciam como o menino da “bicicleta diferente” por conta do guidão, parecendo um chifre e pneus extremamente finos, que para época, era diferente e estranho. “O que me fascinava nesse modelo era a velocidade”. Explica Fabiano Marques.

 

O ciclista conta que foi um atleta amador durante toda a adolescência e, praticou várias modalidades, porém, durante a fase adulta, os compromissos profissionais acabaram afastando-o do esporte, com isso, ele ganhou peso, e há 8 anos atrás resolveu mudar seu estilo de vida, voltando a praticar esportes de baixo impacto, devido ao sobrepeso. No entanto, aos poucos foi ganhando condicionamento físico e confiança.

“Depois de incluir o esporte como uma rotina diária na minha vida, comecei a me desafiar cada vez mais, consegui perder os 20Kg e voltar a praticar esportes mais radicais e de maior performance. Comecei a pedalar de MTB (Mountain Bike), ainda dentro da cidade, nas ciclovias e aos poucos fui me desafiando em trilhas e competições.  Porém, a minha atenção ainda estava na bike Speed, todas as vezes que algum ciclista passava por mim, o meu olho brilhava.  Resolvi encarar o desafio e passei a treinar e pedalar às 4h30 da manhã, 3x por semana. Aos poucos, os volumes de treino foram aumentando e o famoso longão de domingo na estrada acabou chegando, com isso, veio o primeiro pedal de 100 Km, antes inimaginável e agora uma realidade.  Foi uma sensação de superação e conquista”, relata Marques.

 

Um tempo depois, o ciclista resolveu se desafiar no TRIATHLON, com uma rotina pesada de treinos diários intercalados entre, natação, corrida, ciclismo e reforço na musculação. O atleta buscou, por meio de assessoria esportiva, a técnica e as instruções corretas para realizar as planilhas de treinos acompanhado por um profissional de educação física, médico especialista em esporte, nutricionista e fisioterapeuta, algo que, segundo ele, é essencial e fundamental para quem deseja ter performance, evolução e resultados em qualquer esporte e, o mais importante, evitando lesões.

 

“É preciso ter muita determinação e foco. O que mais você vai encontrar, são pessoas que acabam lhe desencorajando sem perceber,  mas enquanto você estiver fazendo tudo com prazer e com o único objetivo de fazer por você mesmo, provando diariamente que você é capaz, que é possível traçar metas e começar a ver os resultados, conquistar cada quilômetro com a sensação de superação, acompanhado sempre de amigos que são tão “loucos” quanto você e tem a mesma paixão por uma bicicleta e dos limites e caminhos que elas podem te levar a conquistar, aí você chega à conclusão que vale a pena todo o sacrifício!”, conclui Fabiano Marques.

 

A história do Fabiano é inspiradora! @fabianomarques 

 

Para conhecer e acompanhar mais histórias de superação no esporte, clique aqui!